Mini-curso sobre Mitologia e História em Os Lusíadas

21762390_145622856042648_2335569989953656435_oPor muitas coisas é que Os Lusíadas é o ponto central da cultura lusófona. Por ser a liga entre o imaginário greco-romano humanista e a herança medieval católica que nos moldou a sensibilidade e a inteligência. Porque Camões deu-nos a linguagem para falar sobre o amor, a fé e a coragem, e denunciar a malícia, a inveja e o medo. Porque, segundo o teórico das religiões comparadas Mircea Eliade, Camões transformou o oceano, pela primeira vez na história, em patrimônio espiritual da humanidade.

No mini-curso Mitologia e História em Os Lusíadas, falaremos sobre o modo genial com que o poeta expressou a tensão entre o eixo horizontal da existência humana (através das crônicas sobre a história de Portugal, desde a Batalha de Ouriques até as Grandes Navegações) e o eixo vertical (o anseio de vencer a morte através da fama, simbolizado pela disputa entre Vênus, deusa do Amor em seu sentido mais alto, o Amor que dá unidade e harmonia ao universo, e Baco, deus dos instintos da luxúria e da gula, vícios que provocam a dispersão e a fragmentação da psiquê humana).

É, assim, um curso sobre origens e fins de nossa cultura. É sobre como a alta cultura pode nos ajudar a nos reconhecermos como humanos dignos de nosso lugar na estrutura da realidade.

(Ilustração de Lima de Freitas)

A Escola de Filosofia, do Instituto Valor e Verdade, realizará, em outubro, o minicurso Mitologia e História em Os Lusíadas. Com 4 horas de duração, o curso está com inscrições abertas pelo valor R$ 30,00. As aulas serão conduzidas pelo professor e pesquisador Ricardo de Carvalho, colaborador do Instituto Valor e Verdade. Para se inscrever, envie uma mensagem por Whatsapp para: (98) 98138 0717. A data e o local do curso serão definidos após a formação da turma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s